NEUROCIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO E OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

OBJETIVO:

Apresentar a importância da união entre as pesquisas das neurociências e as práticas da educação, compreendendo os processos que ocorrem no cérebro de crianças durante o processo de alfabetização, com vistas a encontrar caminhos para tratamentos de transtornos de aprendizagem.

PROGRAMA:

• Panorama atual sobre as pesquisas da neurociência e educação;

• Processos cognitivos e o desenvolvimento da alfabetização;

• Transtornos de aprendizagem: dislexia e discalculia;

• Pesquisas sobre neuroimagens funcionais do cérebro e aprendizagem;

• Cases: Instituto do Cérebro e o Projeto ACERTA;

PÚBLICO-ALVO:

Professores, profissionais e estudantes de Psicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neurociências e demais interessados no tema.

PROFESSOR:

Augusto Buchweitz, Phd. Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) com período de visiting scholar na Carnegie Mellon University. Atuou como pós-doutor no Center for Cognitive Brain Imaging (CCBI), Carnegie Mellon University, EUA (2007-2010). Atualmente é professor e membro permanente dos programas de pós-graduação em Letras-Linguística e Medicina-Neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua também como Coordenador de Desenvolvimento de Pesquisa em Neuroimagem Funcional do Instituto do Cérebro www.pucrs.br/inscer; é coordenador-geral do projeto ACERTA - Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem (CAPES-OBEDUC) inscer.pucrs.br/projeto-acerta-2/ envolvendo a PUCRS, a UFSC e a UFRN. Também atua como pesquisador colaborador do CCBI www.ccbi.cmu.edu. Seus interesses de pesquisa estão voltados para o estudo dos correlatos neurais da leitura, da dislexia e do bilinguismo através de estudos de ressonância magnética funcional.

LOCAL:

EDUCENTRO Porto Alegre – Av. Borges de Medeiros, 2500 Sala 1406 Prime Office Shopping Praia de Belas – Fone: (51) 3574.3062 E-mail: poa@educentro.com.br

EVENTO ENCERRADO