O adulto diante do brincar: da compreensão à mediação da brincadeira

OBJETIVO:

Examinar criticamente o lugar do brincar na contemporaneidade e os problemas colocados por seu campo semântico (relações com jogo e ludicidade), analisando os dilemas e possibilidades envolvidos na intervenção na brincadeira, tanto do ponto de vista pedagógico como terapêutico, em relação ao seu encorajamento, tutoria e mediação. Estimular a reflexão sobre como nos tornamos capazes de brincar, através da proposição de breves vivências lúdicas e da apresentação de algumas descobertas recentes sobre a formação lúdica.

PROGRAMA:

Jogo, brinquedo, brincadeira e ludicidade

• Dimensões conceituais

• Transmissão, transformação e extinção da cultura lúdica na contemporaneidade

• Participação da brincadeira nos processos de subjetivação

O adulto diante do brincar

• Possibilidades e limites na intervenção na brincadeira

• Modalidades de intervenção na brincadeira: encorajamento, tutoria e mediação da brincadeira

A formação lúdica

• Como nos tornamos capazes de brincar?

• Descobertas recentes sobre a formação lúdica

PÚBLICO-ALVO:

Educadores e profissionais da área da saúde, estudantes na área da educação, e demais interessados na temática.

PROFESSORA:

Tânia Ramos Fortuna é Pedagoga, tendo se especializado em Jean Piaget. Mestre em Psicologia Educacional e Doutora em Educação, é Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre – RS – BRASIL, onde criou e leciona as disciplinas "Jogo e Educação", "Psicologia da Educação: Jogo I" e "Psicologia da Educação: Jogo II". Nesta Universidade, criou e dirige o Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?" www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar, no qual realiza diversas ações de formação continuada sobre jogo, brinquedo, ludicidade, brincadeira e educação. É pesquisadora na área da formação lúdica do educador e desenvolve também estudos na área do desenvolvimento e da aprendizagem humana, com ênfase na evolução e na mediação da brincadeira.

DATA:

27 de Agosto das 14h às 18h.

INSCRIÇÃO:

Até 21/08 R$ 160,00 e depois de 21/08 R$ 175,00.
* O valor da inscrição não poderá ser reembolsado em caso de não comparecimento ao evento.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Cada participante receberá caderno, caneta para anotações e certificado de participação digital com carga horária de 4h.

LOCAL:

EDUCENTRO Porto Alegre – Prime Office Shopping Praia de Belas – Av. Borges de Medeiros, 2500. Auditório – Fone: (51) 3574.3062 E-mail: poa@educentro.com.br