OFICINA DE JOGOS

OBJETIVO:

Vivenciar e elaborar estratégias e jogos que possam ser utilizadas em âmbito escolar e clínico. Refletir, propor e confeccionar a estratégia psico(pedagógica) Álbum dos sons (Moojen, 2009), direcionada ao ensino da correspondência fonema-grafema. Conhecer e praticar uma técnica dirigida ao ensino das estratégias metacognitivas envolvidas na compreensão leitora estratégia (Viana et al., 2010).

MATERIAL:

Cada aluno deverá trazer um jogo industrializado usado no consultório ou em sala de aula para desenvolver a relação fonema-grafema ou as estratégias metacognitivas envolvidas na leitura.

Para a confecção do álbum dos sons, trazer: 20 folhas de ofício branca, canetinhas hidrocor, cola, tesoura, régua e 2 alfabeto impressos (um cursivo e outro script).

Para a técnica direcionada ao uso de estratégias metacognitivas, trazer impressa a “Família compreensão” (Viana et al., 2010) em folha branca mais dura (por exemplo, com gramatura de 120/150 gr). A família compreensão será enviada por e-mail.

Carga horária: 4 horas/aula

PROFESSORA:

Adriana Corrêa Costa, Phd. Fonoaudióloga e psicopedagoga clínica. Mestre em Letras (PUCRS) e Doutora em Educação. Professora convidada dos cursos de especialização em Psicopedagogia (PUCRS/UNILASALLE) e em Neurociências e Educação (ISEI/Ivoti). Membro da Equipe de Psicopedagogia do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade (PRODAH) do HCPA/UFRGS. Coordenadora do Ambulatório de Aprendizagem do projeto ACERTA - Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem (CAPES-OBEDUC). Co-autora do CONFIAS – Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (Moojen et al., 2003) e do Software Pedro no Parque de Diversões: desenvolvendo a Consciência fonológica (Santos et al., 2008). Suas áreas de interesse são: aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita e suas dificuldades, práticas de ensino no contexto clínico, consciência fonológica e alfabetização.

PÚBLICO-ALVO:

Professores, profissionais e estudantes de Psicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neurociências e demais interessados no tema.

DATAS:

20 de agosto de 2016 (sábado), das 13h30 às 17h30.

INSCRIÇÃO:

R$100,00 até 10/08, após 10/08 R$125,00.
* O valor da inscrição não poderá ser reembolsado em caso de não comparecimento ao evento.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Cada participante receberá caderno, caneta para anotações e certificado de participação digital com carga horária 4h.

LOCAL:

EDUCENTRO Porto Alegre – Prime Office Shopping Praia de Belas – Av. Borges de Medeiros, 2500 - Sala 1406. Fone: (51) 3574.3062 E-mail: poa@educentro.com.br