Sexualidade scripts de gênero e infâncias: O que as escolas precisam saber

OBJETIVO:

Entender como se constroem os scripts de gênero e sexualidades na infância, através dos inúmeros discursos presentes na cultura. Para tanto, pretende-se compreender e aprofundar tais conceitos e sua importância na contemporaneidade, em especial no que se refere ao papel da escola. A partir disso, analisar diversos artefatos culturais, a saber: livros voltados para o público infantil, filmes, brinquedos, jogos on line, publicidade, etc. Analisar o reiterado processo de erotização dos corpos infantis, discutindo o conceito de pedofilização como prática social contemporânea.

PROGRAMA:

• Os conceitos de infâncias, corpo, gênero e sexualidade;

• Pedagogias Culturais e seus artefatos (livros, cinema, publicidade, brinquedos, jogos on line);

• Como se constroem os scripts de gênero e os scripts sexuais na infância;

• O conceito de pedofilização como prática social contemporânea;

• Direitos Humanos, o papel da escola e a formação docente.

PÚBLICO-ALVO:

Professoras/es e demais profissionais da área da educação, da psicologia e áreas afins.

PALESTRANTE:

Jane Felipe é professora pesquisadora da Faculdade de Educação da UFRGS, na graduação atua na área de Educação Infantil e na Pós-Graduação, integra a linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Psicóloga de formação (UFRJ), possui Mestrado (UFF/RJ) e Doutorado em Educação (UFRGS) e Pós-doutorado em Cultura Visual (Universidad de Barcelona). Integrante do GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – e do GEIN – Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias – da UFRGS. Possui várias publicações na área de infâncias, gênero e sexualidade.

DATA:

11 de Agosto de 2016 (quinta-feira), das 19h30 às 21h30.

INSCRIÇÃO:

Até 4/08 R$ 110,00, depois de 4/08 R$ 125,00.
* O valor da inscrição não poderá ser reembolsado em caso de não comparecimento ao evento.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Cada participante receberá caderno, caneta para anotações e certificado de participação digital com carga horária de 2h.

LOCAL:

EDUCENTRO Porto Alegre – Prime Office Shopping Praia de Belas – Av. Borges de Medeiros, 2500. Auditório – Fone: (51) 3574.3062 E-mail: poa@educentro.com.br