TDAH: ATENDENDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR

OBJETIVO:

Discutir a atuação profissional multidisciplinar no atendimento a crianças e adolescentes que apresentam o TDA com ou sem Hiperatividade. Incentivar os participantes a conhecerem os processos neurológicos do transtorno, possibilidades de tratamento medicamentoso e a importância do atendimento multidisciplinar concomitantemente ao uso da medicação. Apresentação de instrumentos e técnicas práticas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula e do atendimento da equipe de apoio, auxiliando estes alunos, bem como o grupo de colegas a conviverem com este transtorno; presente em todos os espaços, escolares ou não.

PROGRAMA:

1) TDAH: CONCEITO, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, EPIDEMIOLOGIA.

2) TDAH - ASPECTOS LEGAIS: O QUE TODA ESCOLA PRECISA SABER?

3) TDAH - AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM: O QUE TODA ESCOLA PRECISA FAZER?

• Avaliando o nível de desenvolvimento e capacidade atencional da criança;

• Criando um Plano Educacional Individualizado (PEI);

• Utilizando Suportes Visuais e Combinações Individuais;

• Compreendendo e usando adequadamente as Estratégias Comportamentais;

• Implementando a parceria com a família e terapeutas;

• Reconhecendo e validando as vulnerabilidades específicas do aluno que apresenta TDAH;

• Aceitando a realização de tarefas de forma diferenciada.

PÚBLICO-ALVO:

Professores, Gestores Escolares, profissionais e estudantes de Psicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais interessados no tema.

PALESTRANTE:

VIVIANE BASTOS FORNER – Possui graduação em Pedagogia – Habilitação em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), especialização em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é Psicopedagoga do Consultório Particular de Terapia Psicopedagógica e Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre.

DATA:

Dia 14 de maio de 2016, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

INSCRIÇÃO:

Até 06/05 R$ 145,00 e depois de 06/05 R$ 160,00.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Cada participante receberá caderno, caneta para anotações e certificado de participação digital com carga horária de 6h.

LOCAL:

EDUCENTRO Porto Alegre – Av. Borges de Medeiros, 2500 Sala 1406 Prime Office Shopping Praia de Belas – Fone: (51) 3574.3062 E-mail: poa@educentro.com.br

EVENTO ENCERRADO!