TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): Potencializando a aprendizagem no contexto inclusivo

OBJETIVO:

Incentivar os participantes a exercerem um papel ativo nos processos inclusivos escolares de alunos com TEA através de instrumentos práticos orientados pela compreensão dos aspectos sócio-cognitivos que impactam a aprendizagem destes indivíduos.

PROGRAMA:

1) TEA: Conceito, sintomas, diagnóstico e diagnóstico diferencial, epidemologia.

2) Inclusão - Aspectos legais: O que toda escola precisa saber?

3) TEA e as principais estratégias para promover a aprendizagem: O que toda escola precisa fazer?

• Avaliando o nível de desenvolvimento da criança.

• Criando um Plano Educacional Individualizado (PEI).

• Utilizando Suportes Visuais.

• Compreendendo e usando adequadamente as Estratégias Comportamentais.

• Implementando o Ensino Estruturado.

• Reconhecendo e validando as vulnerabilidades Sensoriais da criança no espectro.

• Premissas para a confecção de material adaptado: Como fazer?

PÚBLICO-ALVO:

Professores, Gestores Escolares, profissionais e estudantes de Psicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais interessados no tema.

PROFESSOR:

Claudia Zirbes, graduada em Farmácia pela UFRGS, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IERGS, membro da ONG Instituto Autismo e Vida de Porto Alegre onde atua como palestrante sobre os temas Autismo, Inclusão e Intervenção. Professora dos Cursos de Pós Graduação em Neuropsicopedagogia e em Educação Especial do IERGS, Professora convidada do curso de psicopedagogia da UniRitter Laureate International Universities. Consultora em processos inclusivos escolares. Mãe de Guilherme, 7 anos, com diagnóstico de TEA. Demais cursos, publicações, apresentações de trabalhos e entrevistas: Aqui.

LOCAL:

EDUCENTRO Porto Alegre – Av. Borges de Medeiros, 2500 Sala 1406 Prime Office Shopping Praia de Belas – Fone: (51) 3574.3062 E-mail: poa@educentro.com.br

EVENTO ENCERRADO