WORKSHOP SOBRE ALFABETIZAÇÃO

[2x1] Unimos duas palestras que tratam sobre Neurociências e Educação num Workshop sobre Alfabetização, com os professores Adriana Costa e Augusto Buchweitz. Confira a programação:

14/11 das 9h30 às 12h

NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: Cognição, alfabetização e os transtornos de aprendizagem

OBJETIVO:

Apresentar a importância da união entre as pesquisas das neurociências e as práticas da educação, compreendendo os processos que ocorrem no cérebro de crianças durante o processo de alfabetização, com vistas a encontrar caminhos para tratamentos de transtornos de aprendizagem.

PROGRAMA:

• Panorama atual sobre as pesquisas da neurociência e educação;

• Processos cognitivos e o desenvolvimento da alfabetização;

• Transtornos de aprendizagem, como a dislexia e disgrafia;

• Pesquisa sobre neuroimagens funcionais do cérebro e sua contribuição para aprendizagem;

• Cases como o do Instituto do Cérebro e o Projeto ACERTA;

PROFESSOR:

Augusto Buchweitz, Phd. Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) com período de visiting scholar na Carnegie Mellon University. Atuou como pós-doutor no Center for Cognitive Brain Imaging (CCBI), Carnegie Mellon University, EUA (2007-2010). Atualmente é professor e membro permanente dos programas de pós-graduação em Letras-Linguística e Medicina-Neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua também como Coordenador de Desenvolvimento de Pesquisa em Neuroimagem Funcional do Instituto do Cérebro www.pucrs.br/inscer; é coordenador-geral do projeto ACERTA - Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem (CAPES-OBEDUC) inscer.pucrs.br/projeto-acerta-2/ envolvendo a PUCRS, a UFSC e a UFRN. Também atua como pesquisador colaborador do CCBI www.ccbi.cmu.edu. Seus interesses de pesquisa estão voltados para o estudo dos correlatos neurais da leitura, da dislexia e do bilinguismo através de estudos de ressonância magnética funcional.

14/11 das 13h às 17h

O ENSINO DA LEITURA: Alfabetização, práticas baseadas em evidências científicas, dificuldades e Transtorno de aprendizagem.

OBJETIVO:

Definir a educação baseada em evidências científicas, refletindo sobre a utilização dessas evidências na prática profissional. Apresentar os componentes básicos envolvidos no ensino da leitura que advêm dessas pesquisas, bem como vivenciar algumas estratégias de ensino para crianças e adolescentes com dificuldades ou transtorno de aprendizagem.

PROGRAMA:

• A educação baseada em evidências científicas;

• A utilização dos achados científicos para a qualificação da prática (psico)pedagógica

• Estratégias para o ensino da leitura – não está muito geral?

PROFESSORA:

Adriana Corrêa Costa, Phd. Fonoaudióloga e psicopedagoga clínica. Mestre em Letras (PUCRS) e Doutora em Educação. Professora convidada dos cursos de especialização em Psicopedagogia (PUCRS/UNILASALLE) e em Neurociências e Educação (ISEI/Ivoti). Membro da Equipe de Psicopedagogia do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade (PRODAH) do HCPA/UFRGS. Coordenadora do Ambulatório de Aprendizagem do projeto ACERTA - Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem (CAPES-OBEDUC) (http://inscer.pucrs.br/projeto-acerta-2/). Co-autora do CONFIAS – Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (Moojen et al., 2003) e do Software Pedro no Parque de Diversões: desenvolvendo a Consciência fonológica (Santos et al., 2008).

Suas áreas de interesse são: aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita e suas dificuldades, práticas de ensino no contexto clínico, consciência fonológica e alfabetização.

PÚBLICO-ALVO:

Professores, profissionais e estudantes de Psicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neurociências e demais interessados no tema.

LOCAL:

EDUCENTRO Porto Alegre – Av. Borges de Medeiros, 2500 Sala 1406 Prime Office Shopping Praia de Belas – Fone: (51) 3574.3062 E-mail: poa@educentro.com.br

EVENTO ENCERRADO